Usuario :
Clave : 
 
 administrador
Manual del administrador

 Secciones
Palabras iniciales
Suscripción gratis
Artículos
Opiniones
Lecturas para el profesor
Cursos y eventos
Experiencias / Sugerencias didácticas
Reseñas y novedades editoriales
Actividades para clases
Enlaces (links)
Noticias generales
Anécdotas
Cartas de lectores
¿Quieres ser corresponsal?
Publique su artículo
Sobre el autor

E/LE Brasil

 Inicio | Foros | Participa
Buscar :
Estás aquí:  Inicio >>  Noticias generales >>  Primeira unidade da Universidade do Mercosul deve ser instalada no Paraná
 
Primeira unidade da Universidade do Mercosul deve ser instalada no Paraná
 

18-08-2006. A primeira unidade da Universidade do Mercosul deve ser instalada em Foz do Iguaçu (PR), no Parque Tecnológico de Itaipu e depois será levada para São Borja (RS), e Chapecó (SC) Catarina.

Segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, a instituição vai formar profissionais de altíssima qualidade e a pretensão é de que o diploma seja reconhecido nos países do bloco.
De acordo com a assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, a criação da Universidade do Mercosul foi acertada em julho entre os ministros Fernando Haddad, do Brasil, e Daniel Filmus, da Argentina. A instituição terá pólos nos dois países e será bilíngüe. Haddad e Filmus também estão conversando com os ministros da Educação do Uruguai e do Paraguai para que eles integrem à iniciativa.
A universidade deve ajudar na estruturação da nova universidade, mas a idéia é que os países envolvidos também contribuam, bem como as universidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O reitor disse que os primeiros cursos devem ser principalmente nas áreas técnicas, embora também haja a possibilidade de serem trabalhadas as áreas da informática e das questões humanas. Durante o ano de 2007 seriam formados o corpo docente e o currículo. A previsão é de que em 2009 a Universidade do Mercosul já esteja atendendo.
Itaipu já tem infra-estrutura, com áreas urbanizadas e equipamentos que poderão ser reaproveitados. Áreas utilizadas em outras atividades e que já foram totalmente reformadas serão aproveitadas nas instalações da nova universidade.
De acordo com o reitor, o MEC já alocou para o próximo ano recursos da ordem de R$ 12 milhões, para as reformas e a instalação de equipamentos. Nos próximos dias 18 e 20 de setembro serão realizadas reuniões no MEC, em Brasília, para definir detalhes da participação de cada um dos países do Mercosul e o interesse de outros estados brasileiros na implantação da Universidade do Mercosul.

fuente: Agencia Brasil
fecha: 18 de agosto de 2006.
URL:
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2492501-2493000/2492734/2492734_1.xml
 
 
Diseño y desarrollo por: SPL Sistemas de Información
  Copyright 2003 Quaderns Digitals Todos los derechos reservados ISSN 1575-9393
  INHASOFT Sistemas Informáticos S.L. Joaquin Rodrigo 3 FAURA VALENCIA tel 962601337